Traduzindo Poesia & Vozes Queer #3 — The Lovers de Timothy Liu
Timothy Liu (1965-) é um autor e poeta contemporâneo norte-americano gay de ascendência chinesa. Nasceu em San Jose, na Califórnia, e se formou na Brigham Young University em Inglês e teve seu mestrado na Universidade de Houston em Poesia. Conheceu seu parceiro, Christopher Arabadjis, com quem está até hoje, em passagem pela Universidade de Massachusetts. Liu já deu aulas em universidades como a William Paterson University e na Bennington College. Algumas das temáticas das obras de Liu exploram questões envolvendo sexualidade, violência, identidade e cultura. Também editou a coletânea poética Word of Mouth: An Anthology of Gay American Poetry, publicada em 2000. Atualmente, ele vive em Nova York e uma seleção de documentos está arquivada na Biblioteca Pública de NY.
— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —
— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —
Disclaimer: trata-se de uma tentativa de tradução poética, ou seja, é uma tradução que busca recriar certos elementos poéticos da língua fonte (inglês) para a língua alvo (português brasileiro); dessa forma, é uma tradução que não busca ser totalmente literal.
Apesar do poema apresentar uma linguagem aparentemente simples, a minha tentativa de recriar este texto em língua portuguesa se deu em dois critérios: ritmo e sentido.
São dois aspectos que andam juntos no texto de partida. A “mancha gráfica” original sugere um ritmo pausado e cuidadoso que dialoga com a figura do baralho e da carta empregada no poema. Trata-se de uma sessão de tarô em que cada estrofe é uma carta da cartomante que foi tirada do baralho afim de revelar o futuro do qual o eu-lírico tem medo; deste modo, funcionando como uma metáfora sobre um relacionamento tumultuado e incerto.
Tento aqui recriar a “mancha gráfica” e a cesura dos versos para que tenha um ritmo próximo do texto fonte.
O poema The Lovers de Timothy Liu foi retirado do portal Poetry Foundation e consta que esta obra foi retirada da coletânea de poemas Don’t Go Back to Sleep, publicada em 2014.
Para mais informações sobre Timothy Liu: